sábado, 22 de agosto de 2009

O Ano da França no Brasil

O ano da França no Brasil surgiu como iniciativa do governo dos dois países: Brasil e França, com intuito de estreitar as relações políticas e culturais dos dois países. Com isso, os brasileiros têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre um dos países mais elegantes da Europa. Dentro da programação deste mega evento você pode participar de shows, teatro, cinema e fóruns sobre a França.
Há aproximadamente 3 meses, tive a oportunidade de ir ao Museu da Língua Portuguesa (acho que pela 4ª ou 5ª vez, e não me canso), onde pude visitar “stands” que apresentavam poemas, poesias e textos em Francês , além de poder assistir trechos de filmes em francês com diferentes variações lingüísticas (francês do Canadá, da Bélgica, da Dinamarca, da França entre outros). Também visitei uma sala-multimídia onde tinha um quadro eletrônico com diversas fotos de bocas, e essas pronunciavam palavras em francês.

Por questão de curiosidade, também vale ressaltar, que o ano do Brasil na França ocorreu em 2005, mobilizou mais de dois milhões de franceses e obteve um grande retorno na mídia, atingindo os principais veículos de comunicação do país durante quase todo o ano. Como resultado, houve um aumento de 27% de turistas franceses no Brasil e mais de 450 milhões de dólares em produtos brasileiros exportados para França.
Acredito que projetos como estes, diminuem a distância entre os povos e países, enriquecendo nosso conhecimento e aprofundando as relações bilaterais no âmbito cultural e econômico.

 

... E a França em nossa mesa
 
A França é considerada o berço da boa mesa e traz em sua história os mais famosos chefs, além disso, o país é referência para a gastronomia mundial. A cozinha francesa pode ser divida em:
Cozinha Burguesa – aquela que abrange os pratos tradicionais (clássicos) e se adapta às classes sociais mais altas. Inclui os molhos ricos à base de creme e técnicas mais complexas. Essa cozinha é clássica e encontrada em qualquer país que você procure um restaurante francês.
Cozinha regional ou cuisine du terroir – cobre as especialidades regionais, com ênfase em produtos da tradição camponesa.
Cuisine nouvelle ou nova cozinha – desenvolvida na década de 1970 em reação à cozinha tradicional. Teve a influência de chefes como Paul Bocuse. Caracteriza-se por ser elaborada em pouco tempo, com molhos mais leves e menores porções, apresentadas em forma refinada e decorativa. Moderna e inventiva incorpora técnicas e combinações vindas do estrangeiro (especialmente da Ásia). Teve grande influência nos estilos de cozinha de todo o mundo.
Cozinha atual – um retorno à culinária tradicional, mais rústica, aos sabores "esquecidos" dos produtos da terra. E também engloba a cozinha de fusão, ou "fusion", popular no mundo de língua inglesa.
Vou apresentar uma receita que aprendi semestre passado na faculdade. É um clássico francês de nome “Croque Monsieur”. Uma receita simples, contudo maravilhosa. É um prato que você encontra em qualquer parte do mundo que você for e buscar por um restaurante francês. O “Croque-Monsieur” é o mais famoso sanduíche francês. Segundo a Enciclopédia Larousse Gastronomique, o primeiro “Croque-Monsieur” foi servido no verão de 1910, num bar inglês chamado Le Trou dans le Mur, que ficava no Boulevard des Capucines, em Paris.
Croque Monsieur à la Crème
Ingredientes
8 fatias de pão de forma (branco ou outro de sua preferência)
8 fatias de espessura média de presunto cozido sem gordura
120gr de queijo gruyère ralado (se não tiver, use parmesão)
2 colheres de sopa de farinha de trigo/ 2 xícaras de leite
4 colheres de sopa de manteiga / 2 gemas 
Noz moscada ralada a gosto / Pimenta-do-reino branca moída a gosto / Sal a gosto
Modo de Fazer
• Derreta a manteiga numa panela pequena.
• Pincele as fatias de pão com um pouco de manteiga. Reserve
• Acrescente a farinha de trigo à manteiga restante na panela (cerca de 3 colheres) e leve ao fogo baixo, misturando bem.
• Cozinhe sem deixar ganhar cor, até aparecer à superfície uma espuma esbranquiçada e o preparado desagregar-se.
• Acrescente oleite aos poucos misturando sem parar para não deixar encaroçar o creme.
• Coloque o sal e a pimenta do reino;
• Deixe cozinhar por uns 10 minutos, ou até obter um creme mais denso, mexendo sempre.
• Acrescente as gemas e misture rapidamente.
• Desligue o fogo, acerte o sal e acrescente a noz moscada, misturando bem.
• Tire do fogo e deixe amornar.
• Forre uma assadeira retangular com papel manteiga (fica mais fácil pra tirar depois e não gruda na forma), ou use uma assadeira anti-aderente. Caso não tenha nem uma coisa nem outra, unte levemente uma assadeira comum com manteiga.
• Disponha 4 fatias do pão pincelado com manteiga sobre a assadeira (com a manteiga virada pra cima).
• Sobre o pão, espalhe uma porção do queijo ralado, por cima do queijo, duas fatias de presunto e, por cima do presunto, mais um pouco de queijo ralado.
• Feche cada um dos sanduíches com a outra metade do pão pincelado com manteiga (a manteiga para baixo).
• Pegue o molho branco preparado antes e que deve estar morno à essa altura e misture o restante do queijo ralado.
• Sobre cada sanduíche, coloque duas colheres do molho branco com o queijo e espalhe por todo ele o mais uniformemente possível.
• Leve ao forno pré-aquecido (bem quente), com a parte do queijo virada para cima.
• Retire quando estiver gratinado por cima e levemente tostado por baixo.

Bon appétit!

C'est la fin!

Rafael Furtado

 

4 comentários:

  1. Alê...adoreiii... Assuntos abordados de maneira profissional e com a clareza de quem entende do assunto do qual escreve e opina. O texto é objetivo e leve, atinge em cheio o despertar da curiosidade de assistir aos filmes comentados e provar novas receitas. Sucesso!!! Beijos, Veruska.

    ResponderExcluir
  2. Sanduíche com sotaque francês, chique e saboroso.
    Obrigado por visitar o "Cafezinho das Cinco".
    Abraços!
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Nossa,é de página como está que precisamos pra enriquecer nossos conhecimentos,bom gosto e requinte,parabéns por motivarem nossos sentidos.
    Eliane

    ResponderExcluir
  4. Rafa,

    Atendendo a pedidos.... Como o tema é FRANÇA.

    Que tal a receita de um PETIT-GATEAU?

    Abraços e Parabéns pelo blog. Tá demais

    Brunno- Recife-PE

    ResponderExcluir