quinta-feira, 20 de agosto de 2009

AFINAL... QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?



A novela Caminho das Índias estava dando seus passos quando eu resolvi tentar descobrir algo mais do cinema indiano. Descobri então que o cinema indiano é um dos recordistas em venda de ingressos e de produções. A indústria cinematográfica de maior reconhecimento naquele país é a de Bollywood (vale ressaltar que esse nome se aplica apenas ao cinema produzido em Mumbai). Os filmes são exuberantes sempre com musicais bem coreografados e com um capricho muito grande no figurino.

Filmes como Um casamento à Indiana e Saawariya , que já estão disponíveis em DVD aqui no Brasil, nos dão uma noção de como é esse cinema. Buscando mais trailers no YouTube descobri um interessante chamado Onkara que inclui na sua trilha sonora a música Beedi, que é o tema de abertura da novela Global. Infelizmente esse filme não está disponível para nós. Alguma distribuidora poderia nos fazer o favor de lançá-lo por aqui, né?

Entra então em cartaz Quem quer ser um Milionário?(Slumdog Millionaire, traduzindo literalmente – milionário favelado), um filme dirigido pelo cineasta Inglês Danny Boyle. O filme foi lançado em dezembro de 2008 e arrebatou 8 Oscars, entre eles o de melhor filme, melhor diretor e melhor trilha sonora. Além do Oscar, faturou mais sete BAFTA's e quatro Globos de Ouro.

O diretor Danny Boyle é conhecido por filmes como Trainspotting – Sem Limites, A Praia, Extermínio e Sunshine – Alerta Solar. O filme foi rodado na ruas de Mumbai, e mostra o quão pobre é a Índia. O filme chega a lembrar a produção nacional Cidade de Deus.




Somos então apresentados a Jamal Malik (Dev Patel) jovem de 18 anos de idade que vem de uma família das favelas de Mumbai. Jamal foi então chamado para participar de um programa de tv, do tipo Show do Milhão de Sílvio Santos, e está prestes a testemunhar o dia mais importantes de sua vida. Quando começa a acertar as questões do programa, a polícia o prende por suspeita de trapaça, afinal de contas, como um rapaz pobre e morador das ruas pode ter tantos conhecimentos? Eis que para provar sua inocência, Jamal conta a história da sua vida na favela, seu relacionamento com o irmão, a perda da mãe na infãcia, a exploração infantil, e o amor pela garota que acabou nas mãos de uma gangue de traficantes. Contar mais seria estragar a graça do filme, tik?




Simplesmente comovente e encantador, não poderia faltar um número musical ao final! Corra para o YouTube e assista ao clipe Jai Ho (You’re my Destiny) - Pussycat Dolls Ft A R Rahman. Impossível não querer pular da cadeira e arriscar os passos da coreografia.


Namasté!


Alexandre B. Lima


2 comentários:

  1. Assisti a esse filme há alguns meses, e me recordo de várias passagens dramáticas do pobre menino que ao final do filme passa por grandes provações. Vale e muito a pena mesmo. Um filme para indiano nenhum botar defeito. Ótimo comentário.
    abs

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o blog de vc's dois.
    Dois BEST's meus, num tem como não sair uma coisa boa vindo de vocês dois!!!

    Super abraço!
    Sucesso!

    Kayo

    ResponderExcluir