quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Cultura e Gastronomia Indiana

A Índia, assim como o Brasil, é considerada por muitos como um continente; isto porque agrega dentro de um único país uma grande variedade de cultura, religião, idiomas e costumes. O fator predominante para essa grande diversidade cultural é a herança deixada pelas imigrantes que neste país chegaram, e que ali, contribuíram com seus costumes e se adaptaram ao clima e a gastronomia deste maravilhoso lugar.


O país hindu é um lugar de enormes contrastes culturais e econômicos e tem sua filosofia de vida baseada em crenças que estão intrinsecamente relacionadas à religião. Maior parte da população indiana é hinduísta e conseqüentemente, vegetariana. Por isso, carne não é algo que se encontra em fartura à mesa dos indianos.

Um fato interessante sobre o povo indiano é que consideram a vaca como um animal sagrado e pra isso temos duas explicações: primeiro, os animais de raça bovina serviam de meio de transporte dos deuses na antiguidade e filosofia hinduísta, e uma segunda explicação é que a vaca é o elemento mãe da natureza: aquela que doa seu alimento e não pede nada em troca, aqui falamos do leite. Por isso encontramos o leite presente em muitas preparações gastronômicas deste país. Por exemplo, temos o lassi, uma bebida tipicamente indiana de fruta batida com iogurte. Temos também os curry que são ensopados que podem ser de peixe ou de legumes que são engrossados com leite, creme de leite e iogurte e ainda podemos citar o famoso chai que nada mais é do que a mistura de chá, especiarias aromáticas e leite.


A comida para os indianos é considerada sagrada e por isso os rituais à mesa são muito bem preparados. Não gostam de usar talheres, pois acreditam que esses objetos tiram o sabor dos alimentos, por isso preferem comer com as mãos. Também utilizam apenas a mão direita para comer os alimentos, pois a esquerda é para higienização do corpo. Não gostam de dividir o prato, pois consideram este ato como impureza, por isso, cada um deve ter o seu prato.

Para finalizar, gostaria de enfatizar que curry não é um tempero indiano. Curry é um ensopado que pode ser de legumes, frutos do mar, ou de carne de porco e frango (consumidos pelos não hinduístas e mulçumanos). Aqui no Brasil o tempero que compramos com o nome de curry, na verdade, é uma mistura com mais de 30 especiarias que os indianos chamam de massala. No Brasil e popularmente no mundo todo, chamam massala de curry devido à influência dos ingleses que colonizaram uma parte da índia e deram este nome ao tempero.

Abaixo, seguem receitas para que possam apreciar e conhecer um pouco mais da cultura e gastronomia indiana.

Lassi de limão
Ingredientes:

240ml de iogurte natural / 80 ml de água

Raspa de um limão tahiti / 1 colher de sopa de suco de limão

Açúcar ou mel / Gelo

Modo de Preparo:
Coloque o iogurte, água, suco e raspa de limão assim como o açúcar/mel num liquidificador e bata bem. Na hora de servir coloque gelo nos copos e derrame o lassi. Salpique os copos com raspinhas de limão


Curry de frango
Ingredientes
2 coxas e 2 sobrecoxas de frango sem pele (desossada)
1 colher de sopa de massala*
1 dente de alho picado
1/2 cebola picadinha
1 pedaço pequeno de gengibre picadinho
1 tomate grande sem pele e sem sementes picado
1/4 de cubo de caldo de galinha dissolvido em 1/4 x. de água 2 colheres de sopa de óleo
Sal à gosto
1/2 pote de iogurte natural ou leite de côco

Preparo:
Tempere a carne com metade da massala e um pouco de sal.
Aqueça o óleo em uma panela e doure os pedaços de frango dos dois lados.
Adicione a cebola e o alho, misture com cuidado.
Adicione o gengibre, o tomate, o resto da massala* e o caldo de galinha e o iogurte (ou leite de côco).
Misture e deixe cozinhar em fogo baixo com a panela tampada por cerca de 20-30 minutos ou até que a carne fique macia.

*Massala é o tempero que encontramos nos supermercados com o nome de curry ou tempero indiano. Você ainda pode fazer uma mistura de temperos em casa à gosto.

Servir com arroz.

Buona djavid
Namastê

Rafael Furtado

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa!!!! A cultura e a arte devem ser divulgadas sempre. É um orgulho ter amigos como vcs...
    Bjs Fernanda

    ResponderExcluir
  2. É muito legal você ter explicado sobre a gastronomia indiana. Pois muitas pessoas (incluindo eu) sempre acreditaram em coisas que são erradas, adorei a explicação ao 'curry', eu já tinha ouvido falar em curry como ensopado, mas como nunca soube a origem eu não entendia.
    Parabéns pra vocês. Gostei muito do blog. BeijO

    ResponderExcluir