terça-feira, 18 de agosto de 2009

O Cinema Italiano!!!


Eu não poderia deixar de citar aqui os meus dois filmes italianos favoritos “Cinema Paradiso” e “Malena”, que por coincidência são do mesmo diretor, o grande Giuseppe Tornatore.
Era um adolescente que não podia aproveitar as noites de sábado ainda, então ficava perdido pela madrugada a procura de algum filme e programa que me chamasse a atenção. Num destes sábados me deparo com uma sessão corujão com o filme Cinema Paradiso, não precisei de 5 minutos pra me interessar por completo com a historia do cineasta bem-sucedido que deve voltar a sua terra natal para o velório de Alfredo(Philippe Noiret). A partir daí iremos acompanhar a trajetória de Salvatore di Vita (ou simplesmente Totó, que foi interpretado por Jacques Perrin- adulto/Salvatore Cascio - criança/Marco Leonardi - adolescente) e sua amizade com o projecionista Alfredo. Mas o filme trata muito mais do que apenas o amor pelo cinema, ele trata do primeiro amor de um homem, das decepções e das escolhas que fazemos em nossa vida, sempre acompanhados da bela trilha sonora de Ennio Morricone ( mais para frente prometo um texto apenas sobre esse brilhante compositor italiano, pois falar apenas um trechinho sobre ele é pouco demais perto de seu brilhantismo).
Cinema Paradiso (Nuovo Cinema Paradiso) venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1990, além do Globo de Ouro na mesma categoria e do Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes (1989).
Quando eu já tinha esse filme como favorito, eis que aparece então uma versão extendida em DVD com cenas inéditas e com respostas a todas as perguntas que ficavam abertas na versão anterior, não preciso dizer que isso foi a glória para um cinéfilo de carteirinha, né? Vale lembrar da cena em que Totó passa noites esperando sua amada aparecer na janela... cinema poesia!

Ficha Técnica
Título Original: Nuovo Cinema Paradiso

Gênero: Drama
Tempo de Duração: 123 minutos

Ano de Lançamento (Itália): 1988
Direção: Giuseppe Tornatore
Roteiro: Giuseppe Tornatore
Produção: Mino Barbera, Franco Cristaldi e Giovana Romagnoli

Música:
Andrea Morricone e Ennio Morricone
Direção de Fotografia: Blasco Giurato
Desenho de Produção: Andrea Crisanti
Figurino: Beatrice Bordone
Edição: Mario Morra



O tempo passou, eu cresci, e doze anos tiveram de passar para que eu tivesse novamente a mesma sensação que tive quando assisti Cinema Paradiso, era nada mais e nada menos do que a bela “Malena”, que contava novamente a historia de um jovem italiano e o seu amor por uma mulher mais velha, filha de seu professor. Malena(a bela italiana Monica Belucci) era casada e teve o marido dado como morto durante a Segunda Guerra Mundial, a partir daí seguem-se complicações em sua vida, sempre seguidas pelos olhos atentos do garoto. O filme trata de temas como puberdade, primeiro amor, e o que eu acho mais temível de todos, a inveja feminina!!!

Só desejo a todos uma única espiadinha na cena em que Malena pega o Trem para fora da cidade, novamente com a maravilhosa música instrumental de Ennio Morricone, o cinema nos brinda com mais uma cena memorável, impossível não se emocionar.. O cantor americano Josh Groban interpreta versões com letra dos temas de Malena(“You’re Still You”)e de Cinema Paradiso(Se)que valem a busca no YouTube.
Malena recebeu 2 indicações ao Oscar: Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora.

Ficha Técnica
Título Original: Malèna
Gênero: Romance
Tempo de Duração: 90 minutos
Ano de Lançamento (Itália):
2000
Direção: Giuseppe Tornatore
Roteiro: Giuseppe Tornatore, baseado em estória de Luciano Vincenzoni

Produção: Carlo Bernasconi e Harvey Weinstein
Música: Ennio Morricone
Direção de Fotografia: Lajos Koltai
Desenho de Produção: Francesco Frigeri
Figurino: Maurizio Millenotti
Edição: Massimo Quaglia
Efeitos Especiais: Interactive Group



Ficam aqui as dicas e vale ressaltar também que nem sempre um filme tem o mesmo significado e importância para todas as pessoas. Fiquem a vontade para comentar a respeito.
VIVA O CINEMA ITALIANO!!!

Alexandre B. Lima

2 comentários:

  1. Teacher adoreiii esse blog!!!!!! Agora to com vontade de assistir esses filmes *-*!! *(Só ta faltando o filme "Conta Comigo" tambem! rsrsrs) Beijoos, te adoro

    ResponderExcluir
  2. assisti um filme chamado o monstro com roberto begnini, maravilhoso. uma das comedias mais interessantes que já vi. se alguém souber como posso conseguir ese filme, mande recado para sergio.petraglia@hotmail.com

    ResponderExcluir