Quando mais novo, eu nunca tinha muita curiosidade sobre filmes de outros países, acho que por conta da americanização que nos rodeia desde os primórdios de nossa vida. O tempo me fez correr atrás de novos ares e por conta disso de um novo tipo de cinema, e aos poucos fui descobrir que até mesmo a Tchecoslováquia possui filmes!!!
O cinema Francês veio exatamente em 2001 com dois filmes que me deixaram de boca aberta: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain e O Pacto dos Lobos.

Ficha Técnica
Título Original: Le Fabuleux Destin d'Amélie PoulainGênero: Comédia
Tempo de Duração: 120 minutos
Ano de Lançamento (França): 2001
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Roteiro: Jean-Pierre Jeunet e Guillaume Laurant
Produção: Jean-Marc Deschamps
Música: Yann Tiersen
Fotografia: Bruno Delbonnel
Efeitos Especiais: Duboi
No mesmo ano é lançado O Pacto dos Lobos (Le Pacte des Loups) que está mais pro Cinema Americano do que para as produções de arte francesas. Mesmo assim é uma diversão garantida. O filme mistura uma trama de época com pitadas fortes de suspense e ação. No século XVIII, um monstro causa pânico e terror em uma província rural da França. O Rei envia o biólogo Gregóire de Fronsac (Samuel Le Bihan).com a missão de conhecer e caçar o monstro (chamado de a Besta de Gevaudan).
Gregóire terá de ir não apenas contra o monstro, mas também contra a ignorância e as conspirações do povo local, recebendo o apoio de duas mulheres, uma aristocrata e uma prostituta (Monica Bellucci, olha ela aqui novamente).
O Filme conta com a presença de Mark Dacascos (Crying Freeman - Lágrimas do Guerreiro) e do esposo de Monica na vida real Vincent Cassel (Rios Vermelhos).
Pode esperar por alguns sustos e lutas bem coreografadas em câmera lenta (olha o estilo Matrix pintando em cena).
Ficha Técnica
Título Original: Le Pacte des Loups
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 142 minutos
Ano de Lançamento (França): 2001
Direção: Christophe Gans
Roteiro: Stéphane Cabel e Christophe Gans
Produção: Richard Grandpierre e Samuel Hadida
Música: Joseph LoDuca
Fotografia: Dan Laustsen
Título Original: Le Pacte des Loups
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 142 minutos
Ano de Lançamento (França): 2001
Direção: Christophe Gans
Roteiro: Stéphane Cabel e Christophe Gans
Produção: Richard Grandpierre e Samuel Hadida
Música: Joseph LoDuca
Fotografia: Dan Laustsen
Esses foram apenas dois dos muitos outros que já assisti, vale ainda lembrar aqui de algumas pérolas como:
- Ponette (1996) que conta a história de uma menina de 4 anos, que tenta superar a morte da mãe, mas não consegue aceitá-la e acredita que ela irá voltar. Filme com elenco praticamente em fase pré-escolar.
- Ladrão de Sonhos (La Cité Des Enfants Perdus - 1995) Krank (Daniel Emilfork) envelhece numa torre aquática por não conseguir sonhar e tenta resolver esse problema seqüestrando crianças para lhes roubar os sonhos. One (Ron Perlman), um pescador, sai em busca de Denree, seu irmão mais novo que foi seqüestrado, e conta com a ajuda da menina Miette (Judith Vittet).
- Trilogia das Cores de Krzystof Kieslowski: A Liberdade é Azul (Bleu / 1993), A Igualdade é Branca ( Blanc / 1993) e A Fraternidade é Vermelha (Rouge / 1994). Dos três o que mais me chamou atenção foi A Fraternidade é Vermelha, posso aqui afirmar que não se trata de uma trilogia que agradará a todos.
E que venham os próximos filmes franceses...
Alexandre B. Lima
Nunca vi nenhum filme desses mais ja ouvi falar de todos... pelo jeito deve ser bem interessantes!
ResponderExcluirO blog ta de mais..
Abraçoss