domingo, 23 de agosto de 2009

O cinema vai a França ... ou seria o contrário?


Quando mais novo, eu nunca tinha muita curiosidade sobre filmes de outros países, acho que por conta da americanização que nos rodeia desde os primórdios de nossa vida. O tempo me fez correr atrás de novos ares e por conta disso de um novo tipo de cinema, e aos poucos fui descobrir que até mesmo a Tchecoslováquia possui filmes!!!


O cinema Francês veio exatamente em 2001 com dois filmes que me deixaram de boca aberta: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain e O Pacto dos Lobos.
Dirigido por Jean-Pierre Jeunet (que havia dirigido Alien - A Ressurreição), Amélie é  um filme simples, mas cheio de boas intenções. Conta a história de Amélie (Audrey Tautou), uma menina que cresceu isolada das outras crianças porque o pai achava que Amélie possuia algum tipo de anomalia no coração, já que havia uma arritmia durante os exames que o pai fazia. Na verdade isso não passava de nervoso momentâneo, mas era o suficiente para que seus pais a impedissem de ir à escola e ter contato com crianças. Passou a aprendeu com a mãe que era professora, mas esta morreu enquanto Amélie ainda era criança. Após deixar a vida no subúrbio, Amélie muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ para entregá-la. Ao notar que ele chora de alegria ao reencontrar a caixa, Amélie passa ter uma novão visão da realidade e passa a ajudar as pessoas, encontrando para si mesma um sentido na vida. O filme não para por aí, em breve Amélie descobre também o amor, e assim vamos seguindo seus passos e acreditando que todos nós somos capazes de agir com o coração, um ótimo filme para se assistir com a família.

Ficha Técnica                                                               
Título Original: Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 120 minutos
Ano de Lançamento (França): 2001
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Roteiro: Jean-Pierre Jeunet e Guillaume Laurant
Produção: Jean-Marc Deschamps
Música: Yann Tiersen
Fotografia: Bruno Delbonnel
Efeitos Especiais: Duboi


No mesmo ano é lançado O Pacto dos Lobos (Le Pacte des Loups) que está mais pro Cinema Americano do que para as produções de arte francesas. Mesmo assim é uma diversão garantida. O filme mistura uma trama de época com pitadas fortes de suspense e ação.  No século XVIII, um monstro causa pânico e terror em uma província rural da França. O Rei envia o biólogo Gregóire de Fronsac (Samuel Le Bihan).com a missão de conhecer e caçar o monstro (chamado de a Besta de Gevaudan). 
Gregóire terá de ir não apenas contra o monstro, mas também contra a ignorância e as conspirações do povo local, recebendo o apoio de duas mulheres, uma aristocrata e uma prostituta (Monica Bellucci, olha ela aqui novamente).
O Filme conta com a presença de Mark Dacascos (Crying Freeman - Lágrimas do Guerreiro) e do esposo de Monica na vida real Vincent Cassel (Rios Vermelhos).
Pode esperar por alguns sustos e lutas bem coreografadas em câmera lenta (olha o estilo Matrix pintando em cena).


Ficha Técnica
Título Original: Le Pacte des Loups
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 142 minutos
Ano de Lançamento (França): 2001
Direção: Christophe Gans
Roteiro: Stéphane Cabel e Christophe Gans
Produção: Richard Grandpierre e Samuel Hadida
Música: Joseph LoDuca
Fotografia: Dan Laustsen



Esses foram apenas dois dos muitos outros que já assisti, vale ainda lembrar aqui de algumas pérolas como:
  
- Ponette (1996) que conta a história de uma menina de 4 anos, que tenta superar a morte da mãe, mas não consegue aceitá-la e acredita que ela irá voltar. Filme com elenco praticamente em fase pré-escolar. 
- Ladrão de Sonhos (La Cité Des Enfants Perdus - 1995) Krank (Daniel Emilfork) envelhece numa torre aquática por não conseguir sonhar e tenta resolver esse problema seqüestrando crianças para lhes roubar os sonhos. One (Ron Perlman), um pescador, sai em busca de Denree, seu irmão mais novo que foi seqüestrado, e conta com a ajuda da menina Miette (Judith Vittet).
- Trilogia das Cores de Krzystof Kieslowski: A Liberdade é Azul (Bleu / 1993), A Igualdade é Branca ( Blanc / 1993) e A Fraternidade é Vermelha (Rouge / 1994). Dos três o que mais me chamou atenção foi A Fraternidade é Vermelha, posso aqui afirmar que não se trata de uma trilogia que agradará a todos.
 E que venham os próximos filmes franceses...
Alexandre B. Lima

Um comentário:

  1. Nunca vi nenhum filme desses mais ja ouvi falar de todos... pelo jeito deve ser bem interessantes!
    O blog ta de mais..
    Abraçoss

    ResponderExcluir