domingo, 20 de setembro de 2009

Esquizofrênicos na TV e no Cinema.

Duas semanas atrás fiquei na expectativa para conferir o final da novela Caminho das Índias, motivo esse era saber qual seria o final do casal Tarso e Tônia. Para aqueles que estavam ausentes do planeta Terra explico melhor: a autora da novela, Glória Perez, inseriu em sua trama das oito(nove) um jovem que a princípio parecia normal, até que Tarso começa a ouvir vozes. Interpretado brilhantemente por Bruno Gagliasso, descobrimos que Tarso apresentava um quadro de esquizofrenia. Eis então que surge a maior dúvida da trama, a personagem Tônia (a sempre ótima Marjorie Estiano) deveria ou não casar-se com Tarso?


Para os que são leigos no assunto, assim como eu, fiz questão de dar uma olhada na internet e descobrir um pouco mais sobre o assunto. Esquizofrenia é um transtorno mental crônico que prejudica a habilidade de raciocínio lógico do paciente em relação aos demais e às funções consideradas produtivas pela sociedade, é caracterizada por delírios e alucinações. A doença é relativamente comum em todo mundo e em cada 100 pessoas, uma desenvolve a doença antes de atingir 45 anos de idade, com riscos iguais para homens e mulheres.



Pesquizando mais descobri que a esquizofrenia tem cinco subtipos:

1- Paranóico - Este é talvez o subtipo mais conhecido porque as pessoas tendem a pensar em paranóia associada à esquizofrenia ("o esquizofrênico paranóico"). Só um número limitado de pessoas com esquizofrenia têm sintomas paranóicos. O que caracteriza o tipo paranóico é a presença de ilusões, considerando que a desorganização e a limitação emocional não são proeminentes. Embora as ilusões possam ser paranóicas em conteúdo, eles também podem ter temas não-paranóicos (religiosos ou "delírios de grandeza", por exemplo).

2 - Desorganizado – A fala e o comportamento podem ser desorganizados, e as respostas emocionais são vazias ou incomuns.

3 - Catatônico – Pode haver uma perturbação psicomotora profunda, por exemplo, imobilidade ou atividade física aumentada, tornando-se peculiarmente mudo, ou ainda, exibindo comportamento ou fala incomuns.

4 - Indiferenciado - Os sintomas psicóticos (positivos) estão presentes, mas eles não se ajustam claramente em quaisquer das categorias anteriores.

5 - Residual – Os sintomas negativos predominam, sem quaisquer dos sintomas psicóticos principais visto nos subtipos anteriores.

Estima-se que mais de 10% dos esquizofrênicos acabam por cometer suicídio, devido ao fato de apresentarem um isolamento social. Porém, existem tratamentos, e os esquizofrênicos podem agir, pensar e sentir como as pessoas sem a doença. Grandes nomes da História eram esquizofrênicos, como: João Batista, Francisco de Assis, Joana d’ Arc e Mahatma Ghandi, e mesmo assim foram úteis as suas comunidades.

Deixando a novela de lado um pouco, resolvi buscar no cinema os filmes que já trataram sobre esse assunto, e olha que para o meu espanto existem vários. Vamos a lista da semana:


1- Os 12 Macacos (Twelve Monkeys)




Em 2035, Cole é enviado de volta no tempo para encontrar informação sobre um vírus mortal que veio a matar cinco bilhões de pessoas em 1996-1997, porém, ele acaba sendo enviado por engano para 1990, onde é mandado para um sanatório por pensarem que está louco. Finalmente depois de fugir do sanatório e conseguir ir para o ano de 1996, ele sequestra Railly, usando-a para ajudar a encontrar o grupo 12 Macacos, que supostamente tem envolvimento com a liberação do vírus mortal para a humanidade. Reparem em Brad Pitt como o esquizofrenico, simplesmente ótimo!


2- Um anjo a minha mesa (An Angel at my Table)



É um filme poético e arrebatador baseado na trilogia autobiográfica da grande escritora Janet Frame e da sua luta para escapar à auto-destruição. Vamos acompanhando a sua atribulada vida familiar, a passagem pelos hospitais psiquiátricos e finalmente a redenção como mulher e como escritora. Mostra-nos o abismo existente entre a loucura e a criação. Não o encontrei em DVD, mas posso estar enganado e ele já pode ter sido lançado nesse formato.

3- Don Juan De Marco (
Don Juan De Marco)



Um homem de 21 anos (Johnny Depp) dizendo ser o famoso amante Don Juan vai até Nova York para encontrar seu amor perdido, mas, sentindo que não alcançará seu objetivo, tenta se matar. Porém, um psiquiatra (Marlon Brando) consegue convencê-lo a mudar de idéia e começa a tratá-lo. Entretanto, o paciente possui um romantismo irrecuperável e contagioso, que começa a influenciar o comportamento do médico. Mais um show de interpretação de Johnny Depp em sotaque espanhol.


4- Um Estranho no Ninho (One Flew Over The Cuckoo's Nest)




Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson), um prisioneiro, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais, onde estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher). Mas ele não tem idéia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica "especializada".Oscar para Jack!!!


5- A Prova (The Proof)




Catherine (Gwyneth Paltrow) é uma jovem atormentada pelos anos em que esteve cuidando de seu pai, Robert (Anthony Hopkins), um gênio da matemática que sofria de esclerose no fim da vida. Temendo enlouquecer que nem seu pai, Catherine se afasta de todos e vive isolada em sua casa. Na véspera do seu aniversário de 27 anos reaparece em sua vida Claire (Hope Davies), sua irmã, e Hal (Jake Gyllenhaal), um ex-aluno de Robert. Hal deseja pesquisar nos 103 cadernos escritos por Robert em seus anos de esclerose, desejando encontrar algo que possa ter alguma lógica, mas também se interessa por Catherine. Já Claire chega à cidade desejando vender a casa da família e fazer com que Catherine more com ela em Nova York.


6- 13 Badaladas (Trece Campanadas)



Um jovem escultor retorna, depois de um tempo longe, à sua cidade natal para visitar sua mãe que está internada em um hospital psiquiátrico da região. Ao chegar, ele logo reencontra velhos amigos e colegas do passado, além de sua antiga paixão, que o faz relembrar coisas de tempos remotos. É quando ele percebe que precisa novamente encarar recordações de uma infância traumática por causa de um pai violento e usurpador e uma mãe submissa e ausente. Daí em diante, ele vai confrontar tudo isso em uma viagem que vai ter um significado todo especial em sua vida e também vai definir e influenciar para sempre seu próprio futuro.


7- Tempo de despertar (Awakenings)



Malcolm Sayer (Robin Williams) é um neurologista que trabalha para um hospital psiquiátrico. Lá, ele encontra vários pacientes catatônicos, mas Malcolm acredita que eles estejam apenas 'dormindo' e apenas poderão 'despertar' se tomarem a medicação correta. Depois de alguns testes, Malcolm encontra a quantidade certa de uma droga que estava sendo testada em pacientes com Mal de Parkinson, despertando em alguns pacientes a vida novamente. Mas o que Malcolm não contava era que os efeitos colaterais poderiam ser perigosos demais para todos. Lindo filme!!!


8- Shine - Brilhante (Shine)




Baseado na verdadeira história de pianista australiano David Helfgott, este filme mostra a paixão que David (Geoffrey Rush) tem pela música clássica. Porém, a rejeição de seu pai e a pressão para que seus concertos sejam perfeitos o levam ao desequilíbrio mental. Agora só o amor de sua mulher poderá ajudá-lo a compartilhar o seu talento musical com o resto do mundo. Oscar para Geoffrey Rush!!!


9- Spider - Desafie sua Mente (Spider)



Spider (Ralph Fiennes) é um sujeito estranho e solitário. Após um longo período de internação em um hospital psiquiátrico, ele regressa às ruas do East End de Londres, lugar onde cresceu. As imagens, os sons e os odores dessas ruas começam a despertar lembranças de sua infância que há muito haviam sido esquecidas. No coração das memórias de Spider encontra-se o grande trauma da perda de sua mãe. Ele acredita que seu pai, o encanador Bill Cleg (Gabriel Byrne), matou a esposa para que uma prostituta tomasse seu lugar e fosse morar em sua casa.


10- Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind)



John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante John Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel. Oscar para Russell Crowe!!!


Acredito que será bom prestar atenção em um filme que tem estréia prevista só para 16 de Outubro desse ano, chama-se O Solista (The Soloist).

O filme é baseado na história real do prodígio musical Nathaniel Ayers, que desenvolveu esquizofrenia no seu segundo ano na famosa escola de artes performáticas Juilliard, de Nova York

Ayers acabou como sem-teto nas ruas do centro de Los Angeles, onde toca violino e violoncelo.O filme é baseado no relacionamento que Ayers desenvolveu com o jornalista do Los Angeles Times, Steve Lopez.O roteiro foi escrito por Susannah Grant (’Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento’) e dirigido por Joe Wright.O filme estreou em 24 de Abril nos EUA.




Lí algo na net que encaixa-se perfeitamente nesse assunto: "Amar quando o outro tem algo a oferecer é muito fácil, quero ver amar na inutilidade." Resultado final da novela: Tônia casa com Tarso apesar de todas as suas limitações.

Até a próxima semana!

Alexandre B. Lima

2 comentários:

  1. Realmente é uma doença muito complicado de ser entender. Na verdade e ate mesmo dificil conviver acredito com pessoas assim, "doentes".

    Em relação a novela, não gosto muito do Bruno, mas acredito que ele interpretou bem o papel do esquizofrenico mostrando realmente o uma pessoa passa na sociedade e principalmente como deixa sua familia balançada, ainda mais quando a mãe não qr ver o que seu filho tem.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. The Soloist-2009

    Um filme transcendente que trata, entre outros temas, sobre a nossa capacidade de ajudar os outros e/ou apenas mudar a nós mesmos.
    A verdade é que o cinema, assim como qualquer outra manifestação artística, mexe de forma diferente com cada pessoa dependendo da experiência de vida que este indivíduo teve. E pela minha experiência, The Soloist é o típico filme que emociona de várias formas.

    ResponderExcluir