terça-feira, 10 de novembro de 2009

Reinventando a Fama!

Nesse final de semana, resolvemos passar o sábado em uma sessão dupla de cinema com gêneros bem distintos, assistimos ao horror/suspense Jogos Mortais VI (esse vai merecer uma postagem só sobre a cinesérie) e a refilmagem do já hoje cult Fama, de Alan Parker.
Vou me ater apenas em Fama. O Filme original de 1980 contava a historia de um grupo de jovens que faziam testes e consequentemente cursavam a Escola de Artes Performáticas de Nova York. O diretor Alan Parker (do também musical Evita) fazia-nos acompanhar os sonhos, os desejos, as decepções e a realidade da vida adulta, afinal de contas, alcançar a esperada “fama” não é nada fácil. Com seu filme, Alan conseguiu seis indicações aos prêmios Oscar faturando os de trilha sonora e canção original. Alguém por aí ainda não ouviu ou não lembra da canção tema FAME?!!! Opa, e não vale falar que lembra da versão de Sandra de Sá! O filme gerou ainda na década de 80 uma série homônima que durou algumas poucas temporadas.
O “FAMA” 2009 é dirigido pelo estreante de 25 anos de idade Kevin Tancharoen, todo o contexto do filme anterior está lá, a premissa é basicamente a mesma e vai desde as audições até o dia da formatura, tudo isso com uma roupagem nova. Os adolescentes de hoje são completamente diferentes dos de 1980, e devo admitir que me senti como se assistisse a mais uma das produções do Disney Channel, turminha bonitinha cantando e pulando por todos os lados bem ao estilo de High School Musical ou Camp Rock.


O filme carece de cenas que fiquem gravadas em nossa mente, e posso aqui exemplificar citando duas do original:
- a cena em que somos apresentados a canção tema (Fame) com os alunos saindo às ruas e parando o trânsito em Manhattan.
- a cena em que Paul McCrane canta baixinho (Is it ok if I call you mine) acompanhado apenas de seu violão na janela de seu apartamento – simplesmente inesquecível.
Não podemos negar que as coreografias são boas. A música tema toca apenas nos créditos, mas ainda assim somos agraciados com a belíssima Out Here on my own, acompanhada como no original por um piano. Concluindo, não acredito que nenhuma das novas músicas fará sucesso. Tenho certo pé atrás com refilmagens, ainda mais com essa atual fase de Hollywood onde tudo se copia (esse é um outro tema que merece uma postagem especial). Espero que a geração de hoje veja o Fama atual da mesma forma como os jovens dos anos 80 viram o original, assim quem sabe um dia bem mais para frente eu possa voltar aqui e falar de uma “refilmagem de uma refilmagem Cult”.

Só para constar, andamos um pouco ocupados e não atualizamos o blog com tanta frequência como antes, mas vamos postando a medida do possível.
E como diz a música do filme: “You ain't seen the best of me yet
Give me time, I'll make you forget the rest.”

Até mais pessoal!!!

Alexandre B. Lima

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir